Crítica de Cinema: “Antes Que Eu Me Esqueça” mostra sutileza masculina

Filmes nacionais ainda são fortemente amparados por questões sociais, e frequentemente recorrem a protagonistas homens. É comum ver machos carrancudos encabeçando histórias de violência, como visto em Cidade De Deus, Carandiru e Tropa de Elite.

No entanto, alguns títulos que menos repercutiram nas bilheterias mostram um lado verdadeiramente humano do gênero, e bebem da fonte de títulos estrangeiros como Os Intocáveis ao mostrar seus aspectos positivos, como a lealdade masculina. Algo que passa muito longe do clichê da força física e da imaturidade psicológica que estamos tão acostumados a ver nas telonas. Isso esteve presente na belíssima história entre pai e filho jovens de A Busca e até em O Filme da Minha Vida. Em ambos, as questões atreladas aos conflitos vivenciados por homens (perda da virgindade com prostitutas, vivenciar traições, a questão da paternidade e as rusgas com a figura do pai) são tratadas de forma madura, mostrando personagens que verdadeiramente ponderam sobre suas escolhas. Tais questões estão igualmente presentes em Antes Que Eu Me Esqueça.

Polidoro (José de Abreu) acha uma forma bem-humorado de lidar com o Alzheimer | Crédito: Divulgação
Polidoro (José de Abreu) acha uma forma bem-humorado de lidar com o Alzheimer | Crédito: Divulgação

A história central trata de um tema extremamente complicado na nossa sociedade, com uma doença que leva famílias ao colapso: o Alzheimer. O protagonista, que atende pelo nome de Polidoro e é vivido com maestria pelo sempre extraordinário José de Abreu, começa a notar as primeiras manifestações da doença e, tentando dar um novo rumo para sua vida, abdica da vida confortável de juiz aposentado para investir em uma boate de strit-tease. Ainda que, dentro desse contexto, haja a abordagem de mulheres trabalhando em favor do entretenimento masculino, tudo é feito de uma forma tão delicada e mostrando o desenvolvimento de uma amizade tão bacana entre os personagens que, surpreendentemente, a fórmula que tinha tudo pra dar errado acaba se mostrando como um dos grandes acertos do roteiro. E um dos méritos aqui é justamente o da personagem de Guta Stresser, que fala sobre sexo sem rodeios e traz uma comicidade deliciosamente caricata na história.

Paulo (Danton Mello) mostra aos homens como é possível resolver conflitos emocionais de forma madura | Crédito: Divulgação
Paulo (Danton Mello) mostra aos homens como é possível resolver conflitos emocionais de forma madura | Crédito: Divulgação

Além disso, como citei anteriormente no texto, a relação de Polidoro com o filho Paulo (Danton Mello, em ótima performance) mostra um bom desenvolvimento de ambos os homens na tentativa de resolverem seus conflitos interpessoais – e o avanço da doença, abordado de forma bem-humorada, colabora com isso. O filme é, em suma, algo que foge do aspecto social e entra em questões mais introspectivas, voltada para a resolução de conflitos nas relações, sobretudo as familiares.

As relações femininas no filme são divertidas e cheias de cumplicidade. Outro acerto | Crédito: Divulgação
As relações femininas no filme são divertidas e cheias de cumplicidade. Outro acerto | Crédito: Divulgação

Outra coisa que vale o ingresso são as amizades masculinas mostradas entre Polidoro, Gregório (Dedé Santana) e Evandro (Silvio Matos), que é algo hilário, porém, de grande cumplicidade. Um filme que acerta ao mostrar que o papel masculino pode – e deve – ser pautado na ponderação, na maturidade e em uma força que mais diz respeito a lutar para preservar a família e os amigos do que ao mostrar o impacto do próprio punho.

VAI LÁ
Antes Que Eu Me Esqueça
Direção: Tiago Arakilian
Elenco: José de Abreu, Danton Mello, Guta Stresser, Mariana Lima, Letícia Isnard, Aisha Jambo, Augusto Madeira, Eucir de Souza, Dedé Santana, Saulo Rodrigues, Kathia Calil, Silvio Matos, Miguel Nader e mais.
Produção: Silvia Fraiha
Distribuição: Imagem Filmes
Classificação Final: ♥♥♥ (Bom).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s