Um dia no SPA: minha experiência no espaço da L’Occitane

Cuidar de nós mesmos nunca é uma futilidade. Embora muita gente possa diminuir a importância de dar atenção ao corpo e ao rosto, reduzindo os mesmos a algo desimportante, é fato que colocá-los em um bom degrau de atenção nos traz mais confiança, tranquilidade e autoestima.

Isso, claro, com as devidas proporções e respeitando nossos limites e nossa identidade (nada de dietas mirabolantes, excesso de plásticas desnecessárias, discurso pró-distúrbios alimentares e reforçadores de padrões estéticos irreais). Pronto, passamos das reflexões. Hora de dar nossas impressões sobre um certo tratamento realizado em um dos SPAs de uma empresa de cosméticos francesa que está entre as mais respeitadas do mundo.

Bicicleta pomposa na entrada do SPA | Crédito: Camila Honorato
Bicicleta pomposa na entrada do SPA | Crédito: Camila Honorato

Falar da L’Occitane é tocar em dos nomes mais importantes da cosmetologia da França, além de remeter a uma história e tradição respeitáveis. Antes de falar mais sobre os produtos da marca, devo dizer que a empresa é um ótimo lugar para se trabalhar (eu já fui vendedora na minha adolescência/início da minha experiência profissional e vi muita seriedade e respeito), possui uma altíssima gama de produtos de extrema qualidade e com um rígido controle de qualidade e, é claro, sofisticação. Fundada por Olivier Baussan na década de 1970, a L’Occitane en Provence nasceu a partir das experiências de um jovem de destilava óleos essenciais de alecrim para revendê-los em mercados locais da prestigiada e linda região da Provence.

Em paralelo, ele sondava as grandes fábricas e estudava os processos de produção de sabonetes que, até então, eram produzidos com óleos de origem animal. De lá pra cá, foram anos de estudo para transformar todos os produtos da marca em algo de origem 100% vegetal e um desenvolvimento que tornou a linha de sabonetes de Marselha, denominada Bonne Mère (ou Boa Mãe, em português), um dos carros chefes de vendas. Em seguida, foi a vez da lavanda, planta em abundância na região e que marca os belos cenários de seus extensos campos rurais, a ganhar força nos experimentos. As colheitas estimularam a produção de produtos para banho e carimbaram a linha como uma das mais tradicionais da empresa de Olivier. Em paralelo, saindo dos territórios do Velho Mundo, foi a vez das terras africanas ganharem a atenção do empresário e cosmetólogo. Dos campos de colheita de karité da região de Burkina Faso, onde mulheres fortes se debruçaram em técnicas tradicionais para retirar sua matéria-prima, nasceu o produto com manteiga de karité 100% pura e cremes derivados de seus ingredientes primordiais.

A cara de relaxada da pessoa durante o tratamento | Crédito: Camila Honorato
A cara de relaxada da pessoa durante o tratamento | Crédito: Camila Honorato

A manteiga de karité também é extremamente procurada pelos clientes apaixonadas pela marca. Minha gerente, certa vez, atendeu uma senhora que a utilizava em seu colo para controlar o surgimento das rugas na pele. E o resultado, sem meias verdades ou exageros, era um colo de mocinha. Em contrapartida, o tradicionalismo impulsionou novos estudos e levou a marca ao status de gigante. Além das já citadas linhas tradicionalíssimas da marca, também destacam-se artigos de perfumaria, a favoritíssima linha de Amêndoas, cujo creme firmador de pele garante o status de best-seller, e a impressionante linha de Immortelle, estrategicamente fabricada com os óleos essenciais de uma plantinha que nunca morre e que, por consequência, rendeu produtos eficientes no combate ao envelhecimento da pele.

A pergunta que você, leitor interessado em um dos tratamentos oferecidos pela marca em seus SPAs, deve se fazer é: há opções com todos esses produtos nos espaços? E sim, há. E não estou aqui escrevendo esse post impulsionada por um publi ou algo parecido, mas sim porque realmente acredito na eficácia das linhas e sou verdadeiramente fã da marca. Se você está se perguntando sobre o assunto polêmico em torno da L’Occitane e dos possíveis testes em animais, a bem da verdade é que, independentemente dos testes serem banidos em diversos países, muitas empresas comercializam seus produtos em países como a China, que são potenciais compradores e colocam os testes em animais como uma obrigatoriedade para a circulação de produtos cosméticos nas prateleiras de lojas diversas. Ainda que esses testes não sejam realizados em países como o Brasil, e cujo filhote L’Occitane Au Brésil, com produtos de origem tupiniquim, seja eco friendly, é fato que essas marcas acabam não figurando na lista da Peta por não estarem 100% fora do mercado dos países citados. E a questão é bem mais complexa do que se imagina.

O kit com roupão e produtos descartáveis para o tratamento | Crédito: Camila Honorato
O kit com roupão e produtos descartáveis para o tratamento | Crédito: Camila Honorato

Saindo do assunto polêmico e voltando para o meu dia no SPA, vamos aos fatos. A unidade escolhida por mim foi a da Vila Nova Conceição em São Paulo (Rua Domingos Leme, 284), que tem loja e um café charmoso acoplados. Acabei escolhendo o local porque minha amiga esteticista Fabiola Melo, até então, atendia ali (mais informações sobre essa profissional maravilhosa no final do post)*. O SPA, em si, é extremamente charmoso, perfumado e conta com uma trilha-sonora relaxante para receber os clientes. Há café e chá à disposição e muita tranquilidade, já que o objetivo aqui é fazer a gente se desligar de todo o caos que acontece no mundo lá fora. Há muitos tratamentos disponíveis de acordo com a necessidade e o bolso do cliente. Há massagens relaxantes com produtos variados, tratamentos faciais com a linha Immortelle, banhos calmantes, esfoliações e muito mais. Dá até pra combinar tratamentos em pacotes ou fazer uma opção para duas pessoas (um casal de namorados ou de amigas, por exemplo). Você pode ver o menu completo de opções de tratamento através desse link.

O ambiente é assim: lindo e aconchegante. E perfumado! | Crédito: Camila Honorato
O ambiente é assim: lindo e aconchegante. E perfumado! | Crédito: Camila Honorato

A minha escolha foi o tratamento combinado que atende pelo nome de Deliciosa Carícia Mediterrânea, com produtos da linha de Aromacologia, que é uma das minhas favoritas. O tratamento tem uma hora e meia de duração no total e contempla esfoliação e massagem corporal relaxante, já que meu grau de estresse estava afetando bastante meu corpo. O ambiente é aromatizado e aquecido, você usa calcinhas ou cuecas descartáveis, touca e roupão. Durante o atendimento, é possível solicitar o aquecimento das macas, que deixa a experiência mais confortável.

Logo de cara, o primeiro passo é uma esfoliação e massagem curta nos pés para higienizá-los. Esse processo é realizado com o Esfoliante Corporal Revitalizante, que, logo em seguida, é espalhado em uma esfoliação corporal completa. O lugar onde a maca se concentra foi aromatizado com o Pillow Mist Relaxante, composto por óleos essenciais de lavanda, bergamota, mandarina, laranja e gerânio, que auxiliam no relaxamento e, se borrifados no travesseiro na hora de dormir, ajudam a induzir o sono. A esfoliação completa tem duração de trinta minutos. No intervalo para a massagem, a esteticista (no meu caso, a Fabi) te deixa à vontade e sozinha na sala para retirar o produto do corpo em um banho rápido, com produtos da marca à disposição. Além do sabonete, usei o Óleo de Banho Hidratante da linha de Amêndoas, porque é um dos meus produtos favoritos – e não é sempre que a gente pode usar livremente, não é mesmo? O aroma e a consistência do produto mostram o por quê de valer tanto a pena.

Toalhinhas fofas pra dar efeito | Crédito: Camila Honorato
Toalhinhas fofas pra dar efeito | Crédito: Camila Honorato

Depois do banho, você retorna à maca para a massagem, com duração de 50 minutos. Ela é realizada no corpo todo com o Creme de Massagem Equilíbrio e o Óleo Corporal Relaxante. A musiquinha relaxante no ambiente, o aroma reconfortante e as mãos mágicas da Fabiola me levaram pra bem longe, a ponto de eu mesma reconhecer que dei umas cochiladas curtas durante o processo. Saí de lá bem revitalizada, sem querer enxaguar o produto do corpo, já que a hidratação deu um salve memorável na minha pele.

Em resumo: o tratamento de uma hora e meia que eu citei custa R$ 368 e vale muito a pena, já que eu saí muito mais relaxada e, em contrapartida, disposta pra continuar o dia e fazer as minhas atividades com mais calma e concentração, que é o que precisamos adotar pra vida, sem essa pressa e cobrança em excesso. Não é algo que, no meu caso, dê para ser feito constantemente. Mas sem sombra de dúvidas, é algo necessário esporadicamente para aliviar os nervos e dar um restart.

Altamente recomendável. Prudentemente necessário.

A banheira é para banhos de imersão e tratamentos combinados entre casais | Crédito: Camila Honorato
A banheira é para banhos de imersão e tratamentos combinados entre casais | Crédito: Camila Honorato

OBS: A Fabiola Melo está atendendo agora no SPA na Caudalie, que eu também pretendo avaliar em breve com um dos tratamentos disponíveis. Depois eu volto aqui pra contar pra vocês. 😉

SPA L’OCCITANE
Avaliação Final: ♥♥♥♥ (Muito Bom)
Tratamento: Deliciosa Carícia Mediterrânea
Preço: R$ 368
Mais Informações dos tratamentos completos no site oficial
Unidade: Vila Nova Conceição – São Paulo (Rua Domingos Leme, 284)
*CONFIRA TODAS AS UNIDADES DISPONÍVEIS AQUI

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s