Caindo na Estrada: Passa Quatro (MG) é puro sossego na Serra da Mantiqueira

Antes tarde do que nunca! Estava pra escrever sobre Passa Quatro desde o fim da minha viagem de Carnaval. Aliás, que Carnaval! Já sinto falta das bagunças dentro da casa da família, de nadar na cachoeira, de andar de bicicleta debaixo de sol, tendo cavalos, bois e montanhas ao meu redor, de me divertir nos bloquinhos de rua, treinar no volante… Enfim, foi um Carnaval divertido e acolhedor como eu há muito não tinha!

IMG_20160207_105213219_HDR
Cavalos atentos melhorando ainda mais o meu passeio de bicicleta na cidade de Passa Quatro (MG) / Foto: Camila Honorato

Mas falando sobre a cidade em si: pense em todos os clichês que estão quase sempre associados às terras mineiras: sotaques carregados, plantações, gados, animais, queijos aos montes, doce de leite, montanhas. Pois bem: Passa Quatro se enquadra em todas elas. É um pedacinho rural ainda, com uma tranquilidade gigantesca por entre seus cenários.

O centrinho da cidade reúne igrejas, diversas lojinhas com coisas bem gostosas pra comprar, restaurantes, bares… Em resumo: apesar de manter toda essa atmosfera de roça, a cidade cresceu e se desenvolveu bastante. Durante festas grandiosas, como o Carnaval, as ruas são ocupadas por uma quantidade imensa de famílias, crianças e jovens em busca de badalação. É uma mistura gostosa e que vale a pena.

IMG_20160207_103512491_HDR
As paisagens rurais de Passa Quatro (MG) / Foto: Camila Honorato

A atração principal da cidade, no entanto, fica dentro da Floresta Nacional de Passa Quatro: é a Cachoeira do Iporã. O acesso pelo parque é feito de carro, mas o caminho até a cachoeira só pode ser feito a pé: é uma subida bem íngreme e cansativa, mas que com certeza vale a pena. Exercícios e natureza, minha gente! A água, como a de qualquer cachoeira que faça jus à sua essência, é gelada. MUITO gelada. E sim, eu tive coragem! E só quero dizer que cachoeiras estão entre as oito maravilhas do mundo! Renovam suas energias, te tranquilizam, te revigoram. Coisa linda de viver!

IMG_20160207_105502156
As amigas vaquinhas tomando banho – e perguntando o que essa doida estava fazendo tirando fotos delas / Foto: Camila Honorato

Passa Quatro está localizada em um pedaço da Serra da Mantiqueira, região conhecida pelo charme de suas montanhas e pelos destinos de inverno que fazem a festa dos turistas, como Campos do Jordão, Visconde de Mauá, São Bento do Sapucaí, Monte Verde e tantas outras coisas lindas! É um lugar que foge das badalações, que não oferece grandes estruturas, mas que encanta com todo o sossego – coisa pela qual muitas pessoas estão à procura hoje em dia e que faz muita falta!

É um lugar pra você observar pomares (como esse lindo da foto, dentro da casa da minha prima), comer delicinhas locais, caminhar por trilhas tranquilas, curtir uma atmosfera rural com os animais que marcam suas paisagens verdejantes e cheias de paz. É um lugar pra esquecer do celular, do trabalho e simplesmente curtir com o amor, família e amigos.

IMG_20160206_144700912
Pomar, amor, cantar, como diria Drummond em “Cidadezinha Qualquer” ♥ / Foto: Camila Honorato

Muito amor pelo sul de Minas! ❤

DICA AMIGA: se quiser uma hospedagem mais charmosa, bonitona e cheia de conforto, e tiver disposição pra desembolsar, a boa pedida é o Hotel Recanto das Hortênsias. As acomodações são maravilhosas e as áreas de lazer são lindas de viver!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s