Crítica Musical: Baleia faz show de novo projeto e fortalece novos cenários

A música brasileira sempre teve boas surpresas, mesmo quando o universo aponta para um caminho de excessos do entretenimento. Não resta dúvidas de que sempre tivemos mentes criativas capazes de misturar elementos de várias vertentes musicais – algo que ajuda a compor nossa identidade própria, plural e interessantíssima.

Tive o prazer de conhecer o trabalho dos cariocas da Baleia em um show de abertura impulsionado pelo Scalene no final de 2017. Minha surpresa foi muito grata. Há um quê de psicodelismo no meio de um rock indie, que também verte para a batucada louca da MPB. A brasilidade transcende de todas as formas positivas possíveis ali. Eles, aliás, levaram a banca na minha trajetória de ouvinte em shows de uma forma inusitada: foi um dos shows mais altos que já ouvi, algo que eu só tinha experimentado em apresentações de metal.

Baleia em apresentação na Casa Natura Musical em São Paulo (SP) | Crédito: Camila Honorato
Baleia em apresentação na Casa Natura Musical em São Paulo (SP) | Crédito: Camila Honorato

Se você ainda não ouviu a Baleia, não se sinta mal. Pelo menos, não ainda. Os caras têm pouco mais de cinco anos de atividade na estrada, com cinco EPs, dois álbuns (Quebra Azul, de 2013, e Atlas, de 2016) e um trabalho mais recente que ainda ganha corpo. Intitulado como Coração Fantasma, o projeto, assim denominado pela vocalista Sofia Vaz, vai aos poucos lançando seus singles, calcados em novas experimentações musicais e mais misturas de elementos – e que são liberados aos poucos, de acordo com as apresentações da turnê. O single recém-lançado, intitulado como Eu Estou Aqui, tem um quê de hipster – inclusive na direção do videoclipe, feita pelo artista Philippe Noguchi, que aposta em uma fotografia obscura, intimista, com closes no rosto da vocalista e cenário composto de espelhos quebrados – uma metalinguagem para os reflexos desconexos expostos nos versos da música.

Foi essa faixa a escolha da banda para abrir a apresentação na Casa Natura Musical  (parênteses pra esse lugar lindo, super bem projetado, sustentável e que ainda oferece maquiagem pra gente usar antes de entrar) na última quinta-feira (18/10) em São Paulo (SP), em uma noite chuvosa e de ânimos aflorados pelas eleições. A plateia silenciosa foi, aos poucos, se incorporando ao ambiente familiar e de proximidade oferecido pelos integrantes. Gabriel Vaz, que divide os vocais com a irmã, agora concentra-se mais na bateria. A iluminação em cima do figurino da cantora confere um ar até mesmo angelical a ela, sobretudo com sua voz delicada – é que um colinho às vezes cai bem. O excelente grupo Francisco El Hombre deu corpo e animação a mais no show ao participar da apresentação da faixa Furo (os caras têm tanto fôlego que impressionam, mas foram uma das escolhas certeiras para animar a noite). Em Breu, foi a vez de Tomás e Gustavo Bertoni, integrantes do Scalene, intensificarem o peso da música ao participarem com suas guitarras.

Baleia em apresentação na Casa Natura Musical em São Paulo (SP) | Crédito: Camila Honorato
Ouçam os guris. Nunca pedi nada! | Crédito: Camila Honorato

Faixas dos discos anteriores e singles lançados em apresentações musicais pelo país, como as lindas Casa e Tardei, costuraram-se com as novas músicas apresentadas para o projeto recém-lançado. Mas o ponto alto da noite foi, sem dúvida, a invasão coletiva dos convidados ao final da apresentação para o que eu considero ser a melhor música deles: Noite de Temporal. Dá uma sacada no vídeo abaixo.

Em suma: como eu falei, não se sintam mal de não conhecerem a Baleia AINDA. A banda apresenta um trabalho consistente, mostra que quer pegar firma na estrada e tem muito a oferecer aos nossos ouvidos. É um trabalho de boníssima qualidade e uma grata surpresa, algo que só tende a fortalecê-los ainda mais.

VAI LÁ
Baleia na Casa Natura Musical
Avaliação Final: ♥♥♥♥ (Muito Bom)

Ouça mais do trabalho da Baleia no SPOTIFY

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s