Roteiro Gastronômico: Rendez-Vous, em SP, é o melhor bistrô francês da cidade

Pensar em comida francesa em uma cidade plural, gastronomicamente rica e cara como São Paulo é pensar em opções que pesam o bolso. Eu mesma, em todas as minhas andanças de comilança pela cidade, sempre encontrei dificuldades em encontrar um cantinho com bom custo-benefício pra experimentar a prestigiadíssima culinária da França, tida como uma das mais complexas e sofisticadas do mundo.

Pra quem não está disposto a desembolsar uma quantia exorbitante pra ter uma boa experiência, há que se pensar em alternativas que fujam do lugar-comum. A manutenção de um conceito de bistrô verdadeiro, comida sem firulas e um ambiente rústico foi a combinação que fez com que eu me apaixonasse pelo Rendez-Vous, localizado no bairro de Pinheiros, e que eu carimbei como um dos meus restaurantes favoritos na cidade. Idealizado pelo chef francês Raphael Chiappero, o projeto principal tinha como objetivo manter a principal identidade de um bistrô na Europa, que lá é conhecido por oferecer comida simples e com preços bem acessíveis em um ambiente pequeno e acolhedor – que a gente gourmetizou, é claro.

Bistrô francês Rendez-Vous em Pinheiros, São Paulo | Crédito: Camila Honorato
Ali na esquina da Fradique Coutinho com a Artur de Azevedo, reside um charminho francês com um toque rústico | Crédito: Camila Honorato

O ambiente tem pouca iluminação e decoração moderna, cardápio enxuto e sem grandes complexidades, mas com receitas típicas, bem adaptadas e executadas. Uma das grandes sacadas de importar uma gastronomia para outras terras é falar a língua do país no que diz respeito à cultura e aos hábitos alimentares, o que o restaurante soube incorporar bem: em dias de semana, são oferecidos almoços com os nossos famosos menus executivos (entrada, prato principal e sobremesa, com um arroz ali sempre à disposição) com ingredientes frescos – muitos deles orgânicos e típicos daqui, como a mandioquinha. Outra coisa que a gente gosta é a famosa mistura cultural, importada pelo chef Raphael em boas sacadas como as “noites temáticas” do restaurante, que já trouxe as terças vietnamitas e as quartas marroquinas pra tagarelar junto ao francês e ao português brasileiro na mesa. As quintas das ostras, um sucesso, se mantêm, assim como os happy hours da casa, com double caipirinha e, em tempos de Copa, double pastis (bebida típica da França, aromatizada com anis).

Diferentemente dos restaurantes tradicionais, que abrem durante o almoço e o jantar, o Rendez-Vous estende novamente o conceito de bistrô e fica aberto o dia inteiro, dando aos clientes opções de café da manhã, brunch e comidinhas leves pro final da tarde. Nos dois primeiros casos, vale provar os ovos bénédict (leva um poché sobre um muffin inglês com presunto cru e molho holandês). Um dos pontos fortes da casa, no entanto, fica por conta do croissant francês legítimo e dos extraordinários waffles belgas, assados na hora em uma máquina importada, de tamanho considerável e que podem vir com caramelo, chocolate e Nutella (sempre essa última no cardápio brasileiro, minha gente. Pelo amor de Deus…). Minha dica: vá com o waffle de caramelo, pois é o melhor que eu já comi na minha vida.

Bistrô francês Rendez-Vous em Pinheiros, São Paulo | Crédito: Camila Honorato
Interior do bistrô, com decoração minimalista e um toque moderninho | Crédito: Camila Honorato

No cardápio principal, provei algumas opções que me surpreenderam de verdade, são típicas e sem rodeios: as gratin dauphinois (batatinhas gratinadas com creme e alho, uma boa opção nos acompanhamentos), o entrecôte de Angus au poivre e o diviníssimo tartare vegano, que leva quinoa, grão-de-bico, cebola roxa, abobrinha, hortelã, sementes de girassol e azeite de gergelim. Muitas das receitinhas aqui levam carne de porco, e produções artesanais como a linguiça ganham destaque. Por outro lado, a receita de pâte en croute (uma massa que leva geleia, carne de porco e um filé de ave, que pode ser pato ou frango), inicialmente uma proposta temporária do chefe no cardápio, fez tanto sucesso que foi parar até em uma reportagem do programa Cozinha do Bork, da Band.

Minha única ressalva é o fato da casa optar por uma carta muito enxuta de vinhos, sempre orgânicos e/ou biodinâmicos (é feio, mas assumo que ainda não me adaptei a eles no paladar). Mas acho bacana o cardápio vir com uma descrição breve das opções da bebida, o que raramente acontece nos restaurantes. Não substitui um bom sommelier, mas ajuda muito a situar o cliente (muitos brasileiros ainda não se renderam por completo à cultura dos vinhos) e a dar pistas até sobre os rótulos de corte. Vá com fome, siga as dicas e depois me conte o que achou.

Bistrô francês Rendez-Vous em Pinheiros, São Paulo | Crédito: Camila Honorato
Uma das ótimas opções do cardápio, o tartare vegano, veio com um filé de peixe ao molho de laranja. Porque eu gosto dos contrastes | Crédito: Camila Honorato

VAI LÁ
Rendez-Vous – Bistrô Francês
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 179 – Pinheiros (São Paulo-SP)
Telefone: (11) 4564 0146
Site: www.restauranterendezvous.com.br
Avaliação Final: ♥♥♥♥♥ (Excelente)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s