Retratos: conheça o trabalho de Eloísa Toguchi na delicada Lá do Mato

Uma das minhas promessas de 2018 era consolidar meu canal no YouTube e fazer dos vídeos algo complementar à minha escrita, priorizando um conteúdo voltado pra pessoas que gostam de conhecer histórias de outras pessoas e de lugares diversos. Junto com um dos meus trabalhos como jornalista freelancer, surgiu a ideia de realizar um vídeo para uma série dentro desse projeto do meu canal, onde eu contaria histórias de pessoas que, em meio ao caos e às transformações boas e ruins que vivemos no mundo, são personagens que batalham por um mundo melhor e que lutam todos os dias. Nesse trabalho, o projeto Retratos saiu da gaveta, ganhando forma com o primeiro vídeo de uma mulher que erradia beleza, luz e tranquilidade. Uma pessoa bonita por fora e por dentro, de alma grandiosa.

Conheci Eloísa Toguchi por intermédio de uma amiga que trabalha com produção de vídeos educativos em uma das maiores plataformas de ensino digital do país (a Bárbara Teixeira, que produz conteúdo sobre artesanato na Eduk). Na ocasião, fiquei admirada com a ideia de uma loja que vende cosméticos naturais, algo até então impensável para uma pessoa acostumada, assim como tantas outras milhões pelo mundo, ao universo da grande indústria. A ideia de comprar sabonetes e hidratantes de uma produtora conhecida, que tem seu próprio ateliê e toma todo o cuidado do mundo ao selecionar ingredientes 100% naturais para fazer seus itens de venda, foi algo que me fascinou. E mais fascinada ainda eu fiquei ao desvendar um pouco da história de uma jovem mulher que, mais do que ser uma nova empreendedora, é, acima de tudo, uma artesã idealizadora, que sonha com um mundo melhor onde as pessoas saiam do sistema antigo de trabalho pra entrar em um universo mais pautado pela economia criativa.

O sorriso lindão e alegre da Elô, artesã e fundadora da Lá do Mato | Crédito: Camila Honorato
O sorriso lindão e alegre da Elô, artesã e fundadora da Lá do Mato | Crédito: Camila Honorato

Quando conheci a Eloísa em uma tarde pelo KOF em Pinheiros, fiquei tranquila ao ver o quanto a conversa fluiu naturalmente. Quando ela me cumprimentou e me abraçou, fiquei admirada com o quão linda e alta aquela mulher era. A pele morena reluzente, o rosto de traços delicados e únicos e sem qualquer resquício de maquiagem. Mais do que camuflar a pele com a pintura ou se enfeitar simplesmente, nós todas precisamos adotar uma das propostas dela pra vida: a de cuidar antes de remediar, e a de priorizar o natural em detrimento do químico.

A conversa com Eloísa foi dividida em duas partes: a primeira, um texto enorme e completão sobre empreendedorismo, saúde, cosmetologia natural, indústria e artesanato, disponível no Projeto Draft (editado pela jornalista Phydia de Athaíde, pra quem tive o prazer inenarrável de escrever, já que sou apaixonada pelo site e pelas histórias inovadoras que ele apresenta) e a segunda disponível aí no link abaixo, com uma conversa mais informal sobre a influência da queridíssima Umbanda na produção da Elô, como é empreender enquanto mulher e qual é o cerne da Lá do Mato.

Espero que vocês se inspirem pela história dela tanto quanto eu. Não se esqueçam de já se inscrever no canal pra me ajudar na divulgação. E me contem: quem vocês gostariam de ver contanto a própria história por lá?

VAI LÁ
Lá do Mato Saboaria
Avaliação Final: ♥♥♥♥♥ (Excelente).

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. Eu acho o complemento com vídeo muito interessante, mas confesso que tive dificuldades em desenvolver bons temas. Parabéns e sucesso! 🙂

    1. camilahonorato says:

      Obrigada pelo seu retorno, Marcelo! Tenho certeza de que você vai conseguir desenvolver ótimos temas logo, logo. Um beijão!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s