TAG Literária: Quatro livros em quatro elementos

E se a gente classificasse os livros que a gente lê seguindo os quatro elementos com os quais eles mais combinam?

Eu achei essa TAG o maior amor do mundo e fiquei super feliz quando a Livia Guimarães, autora do Blog Coração Nômade, me desafiou pra indicar alguns títulos que combinassem com a terra, o fogo, o ar e a água. Ou seja: páginas e mais páginas escritas tendo como impulsionadores cada uma dessas forças maravilhosas da natureza!

Tá preparado (a) pra ver quais são as minhas indicações? Então vem cá saber o que ler no sofá/praia/mato/rede desse final de ano e usar como desculpa pra fugir de conversas constrangedoras da família doida. ♥

ÁGUA

A Irmã da Tempestade, de Lucinda Riley

a-irmc3a3-da-tempestade-lucinda-riley
Crédito: Divulgação

Como vocês bem sabem, a Lucinda Riley é uma das escritoras que eu mais gosto. Eu adoro a forma como ela mescla romance com personagens complexos e dramas históricos, trazendo alguns fatos que nós não encontramos nos livros e nas aulas do Ensino Médio. A saga As Sete Irmãs foi um dos grandes trunfos da autora, e o segundo volume, intitulado como A Irmã da Tempestade, não poderia ser mais sugestivo.

Se no primeiro livro nós conhecemos quem são as seis irmãs (a sétima é um mistério) do grupo das Plêiades (da constelação do Touro e que deram seus nomes às jovens adotadas pelo enigmático Pa Salt) e pudemos ver mais sobre a tradutora Maya e a descoberta de suas origens no Rio de Janeiro (que envolve a construção do Cristo Redentor e sobre o qual ainda vou escrever aqui no blog), o segundo focou na jovem Ally, uma velejadora que vê sua vida mudar depois de uma regata, que lhe custou uma parte significativa de suas forças.

Além das águas no título, o livro é uma verdadeira imersão no mundo da música e na história do compositor Edvard Grieg. Uma lindeza!

LEIA A RESENHA AQUI

FOGO

Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling

harry-potter-e-o-calice-de-fogo

Criatividade zero? Talvez. Mas a realidade é que eu amo essa saga e eu não poderia ter outra sugestão para esse elemento do que o livro dessa mulher maravilhosa. Aliás, não é só a obra literária: o quarto filme da saga também está entre os meus favoritos.

Na história, Harry Potter tem seu nome misteriosamente colocado no cálice que seleciona os bruxos que participarão do Torneio Tribuxo – uma competição bem perigosa (e cretina) que seleciona os melhores candidatos das maiores escolas de bruxos do mundo. Dentre elas, é claro, Hogwarts.

O livro é um grande marco na vida do personagem central. Além de se deparar com uma intensidade maior em seus conflitos com Lorde Voldemort, ele também lida ainda mais de perto com a morte de pessoas próximas e com as conturbadas experiências do primeiro amor.

TERRA

Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz

1473333233

Se escolher o elemento fogo como o principal de um livro foi um desafio, difícil mesmo foi escolher um único título pra acompanhar a terra. Quem me conhece mais de perto sabe da minha paixão por autores como Guimarães Rosa e o sertão do Brasil, que merece todas as prosas e poesias românticas a seu respeito. Mas já que eu tive uma experiência incrível lendo Rachel de Queiroz, então acho que nada mais justo do que indicar um livro que me fez tão bem esse ano.

A narrativa da escritora cearense, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, é intensa. Maria Moura é fascinante, forte, luta pelos seus objetivos e não nega suas falhas, defeitos e fraquezas. Do alto de seu cavalo, no comando de um grupo de homens que não lhe faltam com a palavra, ela conduz seus caminhos para a fuga de uma família que atenta contra a sua vida e parte pelas terras em busca de aventuras, conquistas e respeito. E quanto respeito!

LEIA A RESENHA AQUI

AR

Livre, de Cheryl Strayed 

Capa Livre.indd

Biografias, livros de memórias e de viagens ocupam um espaço e tanto no meu coração. E quando se trata de experiências ao ar livre, tendo a natureza como palco principal, parece que toda essa experiência de ler o livro fica ainda mais incrível pra mim.

Eu acho que quem convive comigo pessoalmente não suporta mais me ouvindo falar nem de Livre e nem de Na Natureza Selvagem – quanto menos me ver lendo os livros e assistindo aos filmes. (Risos). Mas já que temos uma lista completa de grandes mulheres escritoras (#LeiaUmaMulher, minha gente!), vamos seguir com essa linha de raciocínio. Combinado?

A experiência de Cheryl Strayed é complexa e reflete muita dor e superação pessoal. Quando decidiu fazer uma imersão nos perigos que permeiam o longo percurso da Pacific Crest Trail, nos Estados Unidos, a autora havia perdido o rumo com a perda trágica de sua mãe, com quem tinha uma grande proximidade, um divórcio e uma imersão no mundo das drogas. Ficar ao ar livre, acampar, enfrentar cenários de natureza e clima extremos fizeram com que sua mente aos poucos voltasse aos eixos e se concentrasse em um foco principal: conseguir chegar até o fim da trilha. E é por isso que ele é minha escolha perfeita para o elemento ar.

LEIA MAIS: E se você se isolasse na natureza selvagem? 

E aí, quais são as suas melhores experiências com livros que se encaixam nessas maravilhas do nosso Universo gigantesco? Conta pra mim!

DESAFIADAS: Querida Aquini / Compra-se Um Fusca / Jornalista Itinerante 

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. Sua lista ficou maravilhosaaaa, amei a indicação da água, não conhecia e me instigou muito. E palmas e mais palmas para o elemento terra. O texto tbm ficou super bacana Camila, Valeu por participar e mostrar um pouquinho do seu gosto literário ❤ Abraços.

    1. camilahonorato says:

      EBA! Que bom que gostou! Um abraço pra ti também. ♥

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s