Crônica: O poder do elogio

Ninguém nunca disse que lidar com críticas na nossa vida seria uma coisa fácil. Aliás, lidar com elas é um choque de realidade brusco, que mostra o quanto os nossos caminhos podem ser penosos, o quanto agradar as pessoas não é exatamente uma tarefa fácil e o quanto, muitas vezes, nossas expectativas quanto a nós mesmos não são atendidas por completo.

Quando crianças, temos uma realidade dupla pra lidar que chega até a nos confundir: os mimos e o excesso de críticas. Isso pode vir de todos os lados, desde dos seus pais que aprovam ou desaprovam demais seus desenhos de palitinhos e até dos professores, que acumulam tanto castigos quanto estrelinhas no caderno por uma lição feita dentro dos parâmetros da escola. A realidade é que somos pouco preparados para lidar com respostas negativas e procuramos, dentro de nós mesmos, uma força para conseguir aceitar um “não”. Ou ainda, pior: um cruel “não é o suficiente”.

Crédito: Frank McKenna/Stocksnap (Menina da Estrada)
Todo mundo fica felizão quando recebe um elogio! | Crédito: Frank McKenna/Stocksnap

Acontece que, no mundo contemporâneo, com todas as crises universais de sistemas políticos, sociais e até existenciais, a crítica vem se consolidando como algo muito mais onipresente do que os elogios. Parece que esse sentimento de busca incessante pela felicidade coletiva esqueceu um pouco o valor e o impulso poderoso de ascensão que uma palavra amiga e incentivadora tem.

É fato que receber muitas críticas negativas pode ter, sim, o poder de te impulsionar a melhorar, a dar ainda mais o teu sangue por aquilo que você acredita e de te dar mais forças para buscar os teus sonhos. Mas a pergunta que eu faço é: até quando? Até quando essas críticas terão esse poder, quando a verdadeira razão por trás delas é a competição absoluta do ser humano consigo mesmo e com os outros? O quanto ela é benéfica e o quanto ela é realmente prejudicial? O que o monstro gigante pode colher em um mundo repleto de pessoas doentes, ansiosas, sedentas por tranquilidade, felicidade e autoconhecimento?

Será mesmo que esse modelo encontrado anteriormente em todos os segmentos, desde na música (onde produtores buscam o excesso de críticas negativas para encontrar a receita do sucesso) até nas grandes corporações (onde aquele chefe posudo, de paletó e gravata, procura cutucar os limites de seu funcionário para fazer sua empresa crescer e buscar a apresentação perfeita de negócios), ainda é o modo mais adequado para buscar o sucesso em uma sociedade cada vez mais questionadora e ávida por mudanças? Aliás, ela já foi adequada algum dia? O que é realmente o sucesso, quando por trás dele há tantos monstros ocultando sua verdadeira essência, camuflando-a no lado obscuro do dinheiro, da fama e do poder? O que é o sucesso, afinal?

Agora o elogio, por outro lado, é uma forma doce e delicada de impulsionar. Ele tem um poder enorme! Afinal de contas, é uma manifestação linda de agradecer, de alimentar o coração do outro com coisas boas e de dar bons significados àquilo que ele tanto se esforçou para fazer e realizar. Criticar uma comida tem o poder devastador de fazer com que uma cozinheira ou um cozinheiro queiram desistir de sua carreira, mas buscar o bom nisso e elogiar seus aspectos positivos com certeza vão querer fazê-lo melhorar. Quando se elogia um trabalho que requereu muitas horas de esforço e criatividade, o resultado é tão positivo quanto o que o instigou a realizar esse ato nobre.

Crédito: Josh Dorazio/Stocksnap (Menina da Estrada)
“Então, migx, sabe aquilo que você fez? Foi lindo!” ♥ | Crédito: Josh Dorazio/Stocksnap

Se alguém faz uma coisa bacana, bonita, que desperte bons sentimentos em você, nunca hesite em elogiar. O elogio desperta reações lindas: um sorriso, o impulso de fazer mais coisas incríveis e repletas de amor, intensificando a gratidão. E, surpreendentemente, podem te trazer um abraço apertado que te enche de acolhimento.

Elogiar é uma forma de despertar o melhor no ser humano e acreditar que ele pode, sim, ascender. ♥

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s