Caindo na Estrada: uma visita à Expoflora, em Holambra (SP)

Um mundo de flores, cores e uma atmosfera alegre pairando no ar. Quando se trata de viagem, muita gente procura uma boa dose de tranquilidade, sossego e renovação em meio ao caos louco no qual vivemos atualmente. E é exatamente isso que Holambra (SP) e sua mostra de paisagismo, a Expoflora, oferecem!

A cidade de Holambra, aliás, foi listada em uma das minhas matérias para o site da revista Viagem e Turismo como um dos belos destinos nacionais que, na verdade, não parecem estar no Brasil. Passear por aqui é como ser transportado a um pequeno lugar na Holanda, com construções e decorações temáticas nos principais pontos da cidade (a começar pelo charmoso pórtico de entrada). A qualidade de vida aqui é bem alta, visto que a região se sustenta bem com a alta procura no setor do turismo e na bem desenvolvida atividade agropecuária. Ou seja: pode ser uma boa opção para passar uma temporada ou um final de semana com o amor ou com a família.

Holambra | Crédito: Camila Honorato
Holambra | Crédito: Camila Honorato

Falando sobre a Expoflora: a grandiosidade do evento já é bem conhecida entre os viajantes do país e gera bons burburinhos, com resultados sempre muito bem falados. A tradição dessa mostra e exposição de paisagismo, que existe há 35 anos, a transformou no maior evento do setor em toda a América Latina, cujo objetivo principal é dar as boas vindas à primavera. Só nessa edição de 2016, por exemplo, são esperados cerca de 300 mil visitantes entre seus estandes, quiosques de alimentação e programações especiais.

Expoflora 2016 | Camila Honorato
O recanto das crianças, desenvolvido pela designer Estela Galleti | Crédito: Camila Honorato

Apesar da crise no Brasil, o setor da floricultura continua em expansão e possui uma expectativa de crescimento em torno de 6% e 8% para esse ano, com faturamento estimado em torno de R$ 6,65 bilhões de reais. Algumas espécies, inclusive, serão apresentadas nessa edição do evento, tais como: as violetas dobradas (em formato de roseta, nas cores rosa e violeta mescladas com branco e com pétalas duplicadas); a heuchera (uma planta perene originária da América do Norte e própria para jardins, nas cores roxa e salmão); o Crisântemo Virgínia (maiores, mais vigorosos e mais branquinhos do que os tradicionais); novas espécies de petúnias, que variam entre flores pequenas e outras de cores mais vivas, ideais para jardins; e a orquídea baby, em tamanho mais compacto.

Expoflora 2016 | Camila Honorato
O ateliê fofo da artista plástica Marisa Trippia | Crédito: Camila Honorato

Na atual edição, foram investidos cerca de R$ 4,3 milhões, refletidos em um espaço de 250 mil metros quadrados. Há praças e restaurantes específicos de alimentação (como o Casa Bela, especializado na cozinha holandesa), com muitas opções de comida, bebidas (estandes da Vinícola Góes e da Cervejaria Amstel foram montados aqui) e até novidades no mundo dos doces, como a Appelbol (um tradicional bolinho de maçã)  e o Bloem Berry Roos (biscoito em formato de flor coberto com ganache de frutas vermelhas). Além disso, o turista tem uma vasta opção de shows, shopping de flores, espaço de compras e até uma fofíssima chuva de pétalas.

Expoflora 2016 | Camila Honorato
Muitas plantas e espaços alegres na Expoflora 2016 | Crédito: Camila Honorato

Durante a exposição, há boas novidades. Entre elas, destaca-se o lançamento do aplicativo Meu Jardim, onde o usuário pode personalizar seu próprio jardim em casa de forma gratuita e incluindo as plantas e flores escolhidas para decorá-lo. Os expositores, por outro lado, souberam bem aproveitar o tema principal da mostra, intitulada como Cultivar o Coração, e cujo objetivo principal era montar uma residência completa.

Expoflora 2016 | Camila Honorato
Toda a beleza das flores na Expoflora 2016, em Holambra (SP) | Crédito: Camila Honorato

Nos projetos, os melhores foram: o jardim, hall e varanda de Luciano Zanardo, que reproduz uma atmosfera espiritualizada e inspirada em Bali; o escritório ao ar livre do paisagista Nivaldo Dellagostini; a academia sustentável e cheia de brincadeiras de crianças, como bambolês e patins, da arquiteta Danila Mendonça; o ateliê caseiro da artista plástica Marisa Trippia; o oratório do decorador Gabriel Talarico, com ideias ótimas para desenvolver um casamento fofo em casa; o loft de Mariana Machado e Allan Oliveira, que utilizaram o reaproveitamento de materiais e souberam usar muito bem a novidade do evento (um vidro onde se pode cultivar uma planta de forma prática e sem grandes preocupações); e o espaço gourmet de Ines Maciel e Alexandre Galhego, onde é possível utilizar ingredientes plantados no local para cozinhar.

Expoflora 2016 | Camila Honorato
Flores decorando “A Noite Estrelada” em um espaço inspirado em Van Gogh. Lindo demais! | Crédito: Camila Honorato

Isso, é claro, é só uma prévia do que tem de bom nessa mostra gigantesca. Há muito mais dentro do evento: mais expositores, mais opções de lazer e, claro, mais flores. É válido dizer que a Expoflora possui uma grandiosidade impressionante, porém acessível e valiosa para quem ama viajar.

Veja fotos incríveis de Holambra (SP) e da Expoflora 2016 no meu Flickr acessando aqui e aqui. ♥

VAI LÁ
35ª Expoflora
Onde: Holambra (SP)
Quando: entre 26 de agosto e 25 de setembro
Horário: das 9h às 19
Mais informações: www.expoflora.com.br
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Excelente).

* Agradecimentos: Kátia, Caroline Magalhães, Carla Guimarães e Vera Longuini / Ateliê da Notícia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s