Crítica Musical: 20º Cultura Inglesa Festival – um bom saldo!

Programas gratuitos sempre deveriam ser bem organizados e bem recebidos pelo público, porque essa fórmula funciona muito bem e todo mundo fica feliz! Uma prova viva disso é o 20º Cultura Inglesa Festival, evento que aconteceu no último domingo (12/06) no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Desde o começo, a organização do festival pegou pesado: os ingressos bem disputados do evento, cuja atração principal era a banda britânica Kaiser Chiefs, eram distribuídos rigorosamente, restritos a um único ingresso por CPF. Claro que nem isso foi o suficiente pra afastar os olhos gordos dos cambistas, que comercializavam ingressos que deveriam ser gratuitos na porta do evento por até R$ 180! Sabe, eu sei que esse tipo de coisa é inevitável, mas infelizmente é muito cultural. Creio que, de uns tempos pra cá, o sucesso desse tipo de comercialização tem diminuído muito, e isso se deve muito à internet e à comunicação entre pessoas que vendem e até trocam ingressos por não conseguir comparecer em um show. E eu tenho fé que, a cada dia que passa, isso deve se fortalecer. Oremos pelo melhor!

IMG_20160612_164535386
Com a irmã fofa, Larissa Honorato, do Querida Asquini | Foto: Camila Honorato

Em edições anteriores, o Cultura Inglesa Festival foi bem falado pelo público por trazer bons nomes em eventos gratuitos e bem organizados, como foi o caso de uma bem sucedida edição com Franz Ferdinand no Parque da Independência. Dessa vez, não foi diferente. Desde a entrada até a compra de fichas para alimentos, com opções boas como espetinhos (bem feitos!), doces, crepes, hambúrguer, pizza e até yakissoba. Como em qualquer outro evento no Brasil, eu acho que os preços podiam ser bem mais reduzidos. Mas até que o custo benefício compensou. Afinal, não é sempre que dá pra comer bem em um show.

IMG_20160612_171021083
Posando com o boy no Dia dos Namorados | Foto: Camila Honorato

Outro bom saldo do festival foi a pontualidade dos shows. Os primeiros a tocar foram o Staff Only e o Finger Hooks, seguidos por um show bem executado do Nação Zumbi. Aliás, eu adoro os elementos bem brasileiros que rolam nessa banda, com o toque regional de Recife. Acho que falta um pouco dessa brasilidade em várias bandas que tentam ir pela vertente do rock and roll e acabam tentando copiar bandas de fora, esquecendo que a gente também sabe fazer isso muito bem sem precisar disso. Deu pra dar uma boa aquecida no público, acender a marola (minha gente, que cheiro insuportável!) e curtir uma sonzeira boa que ia desde “Quando A Maré Encher” (que eu, particularmente, sou apaixonada na voz da Cássia Eller) e o clássico “Maracatu Atômico”.

IMG_20160612_170900583
Nação Zumbi se apresentando no 20º Cultura Inglesa Festival | Foto: Camila Honorato

O show de encerramento, por fim, trouxe aquilo que todo mundo queria ver e cumpriu com todas as expectativas. O Kaiser Chiefs soube mesclar muito bem o repertório, entre velhos e novos sucessos, baladas e músicas mais agitadas. Mas o forte do vocalista Ricky Wilson não é bem a quietude. Se os clichês caem bem pra alguma nacionalidade, a dele talvez tenha passado longe, já que o rapaz não pára quieto no palco. Wilson é um verdadeiro showman: sabe bem os momentos certos de conversar com a plateia e o que fazer para mantê-la entretida o tempo inteiro. Veja, abaixo, o setlist completo do show (foda) dos caras:

1. Everyday I Love You Less and Less
2. Ruffians on Parade
3. Everything Is Average Nowadays
4. Little Shocks
5. Parachute
6. Never Miss a Beat
7. Modern Way
8. Cannons
9. Hole in My Soul
10. Ruby
11. Take My Temperature
12. The Angry Mob
13. I Predict a Riot
14. Pinball Wizard (The Who cover)
15. Coming Home

Encore:
16. Misery Company
17. Oh My God (with ‘Na Na Na Na Naa’ snippet)

IMG_20160612_184530945
Kaiser Chiefs no 20º Cultura Inglesa Festival | Foto: Divulgação

De uma forma geral, acho que a qualidade do som de todos os shows poderia ser melhor. Mas pela qualidade do evento todo em si, valeu os minutinhos passados com o amor no Dia dos Namorados.

20º Cultura Inglesa Festival
Saldo Final: ♥♥♥♥ (Muito Bom)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s