Vá ao teatro: veja a peça ‘Portátil’, do elenco de ‘Porta dos Fundos’

Teatro é uma coisa que sempre me relaxa. Sério! Pra quem me acompanha há mais tempo no blog, sabe que estudei em alguns cursos, atuei em peças e li (e até hoje leio) textos e obras completas sobre o tema. Amo interpretação e roteiros, principalmente. Em suma: das artes existentes no mundo, o teatro é uma das que mais me tocam o coração, juntamente com a música, o cinema e a literatura.

Pois então, tenho uma dica amiga e bacana pra quem estiver em São Paulo no próximo final de semana e deseja dar boas risadas. Em cartaz até o dia 17/04 (domingo) no aconchegante Teatro J. Safra, inaugurado em 2014 em uma área industrial da Barra Funda (SP), a peça Portátil tem quatro integrantes do elenco de Porta dos Fundos, o humorístico sensação do Youtube. Mas engana-se quem pensa que a peça tem o formato visto no canal: tudo aqui é gerado a partir da interação entre os atores e a plateia e uma forma bem bacana de se fazer improviso.

Juntos, Gergório Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda estão impagáveis! O formato visto por aqui se aproxima mais do gênero playback theater, onde os atores conversam com pessoas da plateia, pedem que os escolhidos lhe contem histórias e improvisam cenas a partir do que eles acabaram de ouvir. A diferença é que o playback theater não é essencialmente focado na comédia, visto que mergulha em gêneros dramáticos e respeita integralmente o que é dito pelo espectador. Em Portátil, o que prevalece é o exagero da comédia, das piadas rápidas e improvisadas. E num formato que dá muito certo!

No último domingo (10/04), quando fui assistir à peça, a selecionada entre os tantos pagantes no público contou uma história cômica sobre como seus pais haviam se conhecido, sobre sua relação com sua melhor amiga, sobre seu ofício de professora de história da arte e culinária e sobre fatos importantes que aconteceram em sua vida. A partir desse bate-papo, os atores improvisam uma peça com começo, meio e fim, utilizando o teclado como trilha-sonora e recursos de iluminação. O resto é puramente a essência de fazer comédia e de ser ator, usando tais dons pra prender a plateia. E sim, eles conseguem muito bem!

Nenhuma peça é igual a outra. Os atores não seguem um roteiro pré-estabelecido. É tudo feito ali na hora, em conjunto com a plateia, a partir das histórias que são contadas. E é isso que faz de Portátil tão divertido, cômico e, ao mesmo tempo, leve. Não se espante se, ao final de cada apresentação, o escolhido da plateia realmente se emocionar com o que foi visto. Faz parte do bom show, meu amor!

VAI LÁ
Peça: Portátil
Elenco: Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda.
Duração: 60 minutos.
Local: Teatro J. Safra (Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda).
Ingressos: de R$ 15 a R$ 80
Bilheteria: (11) 2626-0243
Compras Online: Compre Ingressos
Classificação: ♥♥♥♥ (Muito Bom)
OBS: Até 17/04 em São Paulo. Depois, a peça segue para o Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s