Crítica de Cinema: ‘Voando Alto’ traz uma lição de vida

Eu adoro o humor inglês. Não só porque ele traz um viés cômico para a polidez excessiva e o jeito discreto que acompanha os clichês em torno dos trejeitos desse povo. Mas porque eles realmente trazem uma ironia para o viés do cotidiano que todos nós enfrentamos. E essa parece ser a fórmula perfeita para Voando Alto, uma comédia dramática estrelada pelo jovem ator britânico Taron Egerton (de Kingsman) e por Hugh Jackman.

Dirigido por Dexter Fletcher, o filme tem previsão de estreia para a próxima quinta-feira (31/03) e é baseado em uma história real, centralizando a vida olímpica e as vitórias pessoais do saltador de esqui Eddie Edwards, popularmente conhecido como Eddie ‘The Eagle’. Nos anos 1980, Eddie ficou marcado como o primeiro esportista a representar o Reino Unido na categoria, quebrando o recorde de salto durante as Olimpíadas de 1988.

A história, como não poderia deixar de ser, traz alguns elementos fictícios, mas sabe valorizar a essência da trajetória do homem e seu verdadeiro objetivo com o esporte. Ao longo da trama, vemos suas dificuldades em lidar com um problema na perna durante sua infância e adolescência, a motivação para chegar aos Jogos Olímpicos, a vontade de quebrar com os protocolos familiares, recusando-se a assumir o cargo de gesseiro ocupado pelo pai rabujento, Terry Edwards (vivido por Keith Allen), e não se deixando intimidar com os comentários do mesmo a respeito do quão estapafúrdia lhe parecia a ideia de ter um filho competindo em um esporte nada convencional, quando ele na verdade nunca teve grandes preparos para tanto. A mãe, Janette (Jo Hartley), por outro lado, sempre o apoiou em todas as vontades que ele tinha, ainda que muitas vezes se desentendesse com o marido para tanto.

gallery2-gallery-image
Hugh Jackman e Taron Egerton em cena de ‘Voando Alto’ (Eddie The Eagle) | Crédito: Divulgação

A figura de Eddie quebra com todos os conceitos que vemos em seres humanos, com atitudes imprevisíveis e, por vezes, inocente. Taron Egerton está simplesmente impagável e impecável no papel do atleta, respeitando todos os seus tiques e manias. Eddie não liga para críticas, não se importa se o seu objetivo parece tão inalcançável ou impossível aos olhos de terceiros. Não importa que o fato de insistir e visitar com tanta frequência o treinador e ex-competidor Bronson Peary (interpretado com maestria por Hugh Jackman) lhe cause desconfortos e o exponha ao papel de ridículo. Tudo o que lhe interessa é realizar o grande sonho da sua vida e quebrar suas metas e recordes pessoais.

O gênero cômico que vemos no filme não decorre de piadas clichês ou exageradas. Na realidade, o riso vem naturalmente com as cenas dos personagens, da interação entre eles, das adversidades e ações não esperadas e até mesmo das dificuldades, às quais tanto nos identificamos. A piada está em uma expressão, em um diálogo, na atuação e até na expectativa.

No final das contas, o filme se enquadra em um daqueles gêneros que trazem motivação, sem recorrer à auto-ajuda ou em frases prontas. A lição de vida trazida pelo personagem é o alcance de seus objetivos pessoais e da persistência para realizá-los, mesmo com a falta de apoio. Eddie coloca até mesmo seu treinador Bronson contra a parede, apontando-lhe como sua arrogância e falta de disciplina custaram sua carreira e sua relação anteriormente produtiva com o veterano esportista e treinador Warren Sharp (o sempre maravilhoso Christopher Walken). Esse último, aliás, lhe mostra que se você não tem disciplina para estudar, treinar e se dedicar com afinco ao seu sonho, nem seu talento consegue te impulsionar a realizá-lo, pois somente ele não é o suficiente para lhe dar vida e grandes asas. O mais importante de tudo, como nos mostra Eddie, é a determinação!

VAI LÁ
Voando Alto
Estreia: 31 de Março de 2016
Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Hugh Jackman, Christopher Walken, Keith Allen, Jo Hartley, Iris Berben, Ania Sowinski, Jim Broadbent, Tim McInnerny, Mark Benton.
Classificação: ♥♥♥♥ (Muito Bom)

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. flickbox says:

    Parece que vai ser um filme muito interessante ! 🙂

    1. camilahonorato says:

      É sensacional! Super recomendo! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s