Crônica: Recomeço

O ato de recomeçar sempre nos aponta para uma direção completamente oposta aos nossos velhos hábitos. Muitas vezes significa abrir mão de conhecimentos que não nos servem, de abdicar dos caminhos repetitivos e nos conduzir a uma jornada na qual saímos mais sábios, fortes e felizes.
O ato de recomeçar nem sempre significa um mar de flores. Ele pode vir acompanhado de muitas dúvidas, incertezas e até medo. Um recomeço significa esquecer de estar sempre no controle na maior parte do tempo, e isso gera anseios indescritíveis. Entrar por uma nova estrada, depois de um longo tempo percorrendo sempre os mesmos caminhos, causa estranheza, mesmo que a mudança seja para um futuro melhor e mais próspero.
O vício de andar pelos mesmos lugares e de se deparar com a mudança gera perguntas: “Mas é isso, será esse o caminho?”. Quando o recomeço lança o descarte de roupas velhas, sujas e que não nos protegem da maneira como gostaríamos em um dia de inverno, para serem substituídas por casacos confortáveis e macios, há um sentimento dúbio, de felicidade e desconfiança.
É como se, depois de um longo período de dificuldades, a pessoa fosse colocada diante de uma coisa tão boa que se torna quase impossível não duvidar de que algo incrível possa estar acontecendo. De que dias melancólicos foram substituídos por sorrisos fáceis. Mas eles aparecem. E depois da dúvida nos trazem muita segurança e vontade de fazer cada vez mais e melhor em todos os segmentos da vida.
Recomeçar exige coragem, desapego e amor pelo novo. Exige comprometimento e persistência para que esse mesmo ato de entrar por novos e não explorados mundos deixem de ser empolgantes. Há que se driblar desconfianças, inseguranças e incertezas e mergulhar em águas nunca antes conhecidas.
Um recomeço pode significar muitas coisas. Mas, antes de tudo, ele é um exercício profundo de desprendimento e auto-conhecimento. Ele é, sobretudo, um lugar cheio de vida e boas expectativas.

4 Comments Add yours

  1. Heron da silva dos santos says:

    O recomeço para mim é volta a vida tudo do zero.
    Pois tá sendo algo muito novo, eu não estava preparado para esse novo recomeço da vida, para mim está sendo muito complicado para mim esse modo de viver, pois tenho que tenta administra tudo, como casa, escola é trabalho.
    Com essa nova fase na minha vida pessoal não gostei muito por que eu não estou conseguindo me dedicar muito a escola,a minha casa e com essa pandemia está sendo complicado para eu recomeçar.

    1. Camila Honorato says:

      Oi, Heron, tudo bem? Obrigada pelo teu comentário e mil desculpas pela demora em responder.

      Eu fiquei afastada do projeto do site pra ter uma injeção de autoconhecimento e intensificar a terapia nesses tempos de pandemia. Foi a melhor escolha que eu pude ter feito por mim mesma, e agora me sinto mais segura e motivada para retomar os meus projetos pessoais. A pandemia foi uma reviravolta na vida das pessoas em escala global, e você não precisa se sentir só ao sustentar esses sentimentos. É difícil dar conta de tudo – e a gente nem precisa sequer tentar isso, já que abraçar as nossas limitações também é um gesto de autocuidado e autoamor. É um reconhecimento da nossa humanidade.
      Não se cobre por não conseguir se dedicar como você gostaria: reflita e pensa na dedicação que você pode oferecer dentro da sua realidade, respeitando seus limites e os sinais que o seu corpo te dá. São tempos loucos, mas não estamos sozinhos nessa. Tudo vai passar!

      Um beijo grande,
      Camila Honorato.

  2. Recomeçar também é acreditar que é preciso dar andamento ao processo, na educação isso deverá acontecer no diálogo, na escuta de novos conhecimentos.

    1. Camila Honorato says:

      Não poderia concordar mais!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s