Caindo na Estrada: o charme e as atrações de São Thomé das Letras (MG)

Ruas estreitas de pedra, casas antigas que remetem ao período colonial, clima tranquilo e demarcado pela presença de jovens e hippies. Esses são apenas alguns dos fatores que compõem a identidade da pequena e charmosa São Thomé das Letras, cidade mineira localizada a 337 km da capital Belo Horizonte – e a 355 km de São Paulo.

Aqui, o clima espiritual é predominante na presença de fadas e duendes, que marcam a decoração de algumas pousadas e estão presentes em lojas e no portfólio de comerciantes, que também negociam apanhadores de sonhos, incensos e pedras preciosas. A pedra, aliás, é a principal marca do lugar, que carrega quartzito em boa parte de sua arquitetura e até nos objetos vendidos em larga escala, a preços extremamente atrativos.

Atrativa também é a natureza do local, repleta de grutas e cachoeiras de águas límpidas e gélidas, que não intimidam os turistas nem mesmo no inverno, período no qual a quantidade de visitantes aumenta. Entre os principais destaques, estão a Gruta de Sobradinho com aproximadamente 200 m de extensão – e nenhuma iluminação. Entre as cachoeiras, a Véu de Noiva e o Vale das Borboletas se destacam pela beleza. A última conta com a presença ilustre das donas da casa, que aparecem aos montes para encantar o público.

Rua de São Thomé
Crédito: Camila Honorato

Outra atração que cativa os turistas é a Ladeira do Amendoim, onde é possível deixar o carro no ponto morto e vê-lo subir a ladeira sozinho e de ré. A sensação inversa também invade o corpo dos curiosos: ao descer a ladeira de costas e subi-la posteriormente, a impressão é a de estar correndo ladeira abaixo. Uma das explicações para o fenômeno é o magnetismo presente nas pedras. No entanto, há quem diga que tudo não passa de ilusão de ótica.

A gastronomia local impressiona pela qualidade dos pratos, todos extremamente caseiros. Na maior parte dos restaurantes, é possível comer pizzas, picanha e peixes na pedra. No restaurante O Alquimista, o destaque é a carne de panela Lá em Casa e o Tutu de feijão, com preços que variam entre R$ 48 e R$ 53.

Dica: não deixe São Thomé sem antes assistir o pôr do sol na Pirâmide. O lugar é lindo e a vista vai te trazer belas recordações da cidade.

GALERIA DE FOTOS | CRÉDITO: Camila Honorato:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s