Crítica Musical: Lollapalooza Brasil 2012 foi um festival memorável!

Estava sol e as temperaturas marcavam mais de 30° no último fim de semana. A arena do Jockey tinha um amplo espaço sem cobertura e nem mesmo a sombra das árvores eram o suficiente pra camuflar a claridade, marcada por muito calor e pouca brisa. Esse cenário aparentemente desconfortável foi incapaz de espantar os quase 140 mil pagantes nos dois dias do evento Lollapalooza em São Paulo. O festival, que é muito conhecido nos Estados Unidos, finalmente teve sua primeira versão brasileira e foi um sucesso, com sua próxima edição confirmada para 2013. Os poucos contratempos, como as filas enormes para comprar fichas, foram facilmente escondidos pela animação do público e por músicos competentes.

Marcado por uma multidão eufórica para ver o Foo Fighters, principal nome da noite que esgotou os ingressos meses antes e fez um show explosivo (com um Dave Ghrol muito rouco e carismático), o primeiro dia do evento também contou com nomes importantes do rock nacional como O Rappa e Marcelo Nova, que foram muito bem-sucedidos em animar um público sedento por shows internacionais. O grupo de Marcelo Falcão ainda botou o DJ pra tocar “Killing In The Name Of”, do Rage Against the Machine – e levou todo mundo ao delírio. A roqueira veterana Joan Jett foi responsável por levantar uma platéia feminina e moderna com música de qualidade e carisma de sobra (“Não sejam tímidos!”). Sua performance no palco é verdadeiramente a personificação do rock, o que me fez eleger o seu show como o meu favorito. Outros nomes como Cage The Elephant, TV On The Radio e Band of Horses compuseram o line up e não fizeram feio.

Crédito: Divulgação

Já o segundo dia consolidou o Arctic Monkeys como a apresentação mais impecável do festival, cuja platéia cantava até mesmo as músicas mais desconhecidas a plenos pulmões. Horas antes, o Jane’s Addiction convidou dançarinas profissionais para o palco enquanto tocava hits de sua carreira. Visivelmente feliz, o líder Perry Farrel, o nome por trás do Lollapalooza, mostrou que tinha motivos de sobra para comemorar o sucesso do evento. Mesmo debaixo de chuva, MGMT e Foster The People botaram todo mundo pra pular. No início do dia, quem fez isso foi o Gogol Bordello com seu show excêntrico numa situação inversa: o sol estava muito forte e a pista cheia de poeira. Mesmo assim, o grupo conseguiu uma das apresentações mais divertidas da Páscoa.

Agradando a uma platéia bonita e bem vestida, que em vários momentos relaxou nos gramados no maior estilo Woodstock, o Lollapalooza desembarca novamente nos Estados Unidos em agosto. Nomes como Red Hot Chili Peppers e Black Sabbath foram confirmados. A banda O Rappa foi cotada para representar o Brasil em solo estrangeiro.

VAI LÁ
Lollapalooza Brasil 2012
Avaliação Final: ♥♥♥♥ (Muito Bom)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s